Epistemologias afrocentradas: Experiências de Pesquisa Brasil-Portugal

14 de outubro de 2024, 15h00

Sala 1, CES | Alta

Esta oficina reune as investigações de doutoramento que estão a ser desenvolvidas a partir de epistemologias afrocentradas em contextos educativos de Brasil e Portugal. Procura-se promover discussões sobre corpos negros e suas interseccionalidades a partir da (re)construção de metodologias que não só denunciam o racismo, mas também promovem diálogos importantes para emancipações e valorizações dos corpos e suas intelectualidades negras.

A oficina contará com a apresentação de três projetos de investigação doutoral em andamento no âmbito de Programas de pós-graduação em três universidades: a Universidade de Coimbra, a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Federal do Piauí.

‘Os Renegados da Terra’: Os ecos do racismo nos percursos e experiências de estudantes afrodescendentes nas universidades portuguesas - Jessica Bruno
Com um horizonte epistemológico que compreende o racismo como uma continuidade das lógicas coloniais, um fator estrutural de exclusão ontológica e negação epistêmica, esta investigação analisa os percursos e as experiências de estudantes afrodescendentes no ensino superior em Portugal, na sua relação com o racismo. Parte da discussão sobre as evidências socioinstitucionais de barreiras para o acesso desses estudantes às universidades, dialogando com pesquisas aprofundadas sobre os efeitos concretos do racismo em seus trajetos acadêmicos, considerando seu impacto e (re)produção no espaço acadêmico. Bem como, dialoga com as estratégias de combate ao racismo promovidas pelos Movimentos Sociais Antirracistas em Portugal.

Trajetórias de vida, acadêmica e profissional de professoras negras pioneiras de Natividade (Rio de Janeiro) e suas incursões nos bairros negros - Márcia Aparecida de Souza
O presente trabalho de pesquisa se envereda pelos caminhos da autobiografia, passeia pela trajetória da educação da população negra no Brasil. Aborda a questão da segregação sócio-espaço territorial negra e a formação dos Bairros Negros Brasileiros. Respalda-se na metodologia da afrodescendência e dialoga com uma literatura baseada em pensadores e pensadoras negros e negras que tratam sobre a população negra. E devido as evidências materializarem-se nas memórias territorializadas no bairro negro pesquisado, na cidade de Natividade-RJ, apresenta-se a história, cultura e valores sociais da referida localidade como instrumento de efetivação do ensino da história e cultura africana e a sistematização da história das professoras negras pioneiras do supracitado município, até então invisibilizadas pelo racismo antinegro local.

A Devolução dos Espelhos: Dança como prática educativa decolonial - Kácio dos Santos Silva
Pensar corporeidades afro-atlânticas e reconstruir práticas discursivas de existências e subjetividades para corpos afrodescendentes brasileiros são direções para esta pesquisa que tem a dança como metodologia de criação e reelaboração de narrativas outrora subalternizadas. A obra levanta a hipótese de que espelhos são tecnologias de sedução, ao invés de se perceber a imagem do eu, enxerga-se o desejo de predileção pelo mundo branco-narcísico forjado na ferida colonial aberta nos países colonizados. Estas são pistas para que se proponham descolonizações, convivências e amenizações para suportar esse movimento capitalista-camaleônico que se manifesta em diferentes aspectos: estético, político, espiritual e intelectual ou outras formas de performar a ancestralidade.

Oficina organizada no âmbito das atividades da Linha Temática DemoJUST, Democracia, justiça e direitos humanos

Organizadores: Kácio dos Santos Silva; Márcia Aparecida de Souza; Silvia Rodríguez Maeso.