AULA INAUGURAL DOS PROGRAMAS DE DOUTORAMENTO CES-UC

The State of Capitalism

Costas Lapavitsas (SOAS, Universidade de Londres)

25 de outubro de 2024, 15h00

Auditório, Faculdade de Economia da UC

Nota de boas-vindas por José Manuel Mendes (Diretor da FEUC) e Ana Cordeiro Santos (Presidente do Conselho Científico do CES).
Apresentação do conferencista por João Rodrigues (FEUC/CES)

Nota biográfica

Costas Lapavitsas | Economista grego, Professor da Universidade de Londres SOAS (School of Oriental and African Studies). O seu trabalho tem incidido sobre a relação entre finanças e desenvolvimento, a estrutura dos sistemas financeiros e a evolução e funcionamento do sistema financeiro japonês, a interação entre relações mercantis e não mercantis no sistema financeiro, a resposta dos países da União Europeia à crise, com enfoque nos países da periferia. É autor de inúmeras publicações, as mais recentes incluem: The State of Capitalism: Economy, Society, and Hegemony (Verso Books, 2023); The Left Case Against the EU (Polity Press, 2018); Profiting Without Producing: How Finance Exploits Us All (Verso Books, 2013); Crisis in the Eurozone (Verso Books, 2012).