Seminário
A produção do cuidado em saúde mental: diálogos antirracistas
21 de outubro de 2025, 17h00
Sala 2, CES | Alta
O Seminário pretende discutir as implicações do racismo em diferentes cenários da vida cotidiana, tanto no cuidado de usuários e familiares, quanto na saúde mental de cuidadoras/es. Debatem-se duas experiências de formação antirracista para as/os trabalhadoras/es da área da saúde no Brasil, chamando a atenção para um problema que é ignorado em Portugal, quer do ponto de vista científico, quer do ponto de vista das políticas públicas.
Programa
Jaqueline Lemos de Oliveira, Aquilombamento da saúde mental: a experiência do Kilomboeste
Rachel Gouveia, Por uma formação antirracista, feminista e antimanicomial: a experiência do Censo Psicossocial do Rio de Janeiro
Comentários: Cláudia Penido (UFMG/CES) e Marta Araújo (CES) | Moderação: Sílvia Portugal (CES/FEUC)
Notas biográficas
Jaqueline Lemos de Oliveira - Enfermeira, Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; Professora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Seus interesses de pesquisas são saúde mental na atenção primária, promoção da saúde mental, marcadores sociais das desigualdades e saúde mental, apoio social e consumo de álcool e outras drogas.
Rachel Gouveia - Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Luta Antimanicomial e Feminismos.Sua atuação acadêmica, profissional e política é direcionada para os seguintes temas: Psicologia Social Crítica e Saúde Mental; Formação Social Brasileira, Racismo e Processos de Subjetivação; Relações de Gênero, Raça e Classe e o Sofrimento e Adoecimento Psicossocial; Saúde Mental, Drogas, Atenção Psicossocial e Luta Antimanicomial; Feminismos Interseccionais e Decoloniais; Teorias e Práticas de Cuidado.