Colóquio Internacional

Média, Masculinidades e Sexualidades

13 de março de 2025, 9h30-18h30

Sala 1, CES | Alta

Notas biográficas

Alexandre de Sousa Carvalho | Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. No âmbito do CES, integrou a equipa do projeto Decode/M onde facilitou a área temática sobre "Populismo e Masculinidades Extremas" e participou ativamente no estudo core e nas áreas temáticas "MeToo"e "Paternidade, Papéis Domésticos e Cuidado". É atualmente membro do projeto de investigação UnCover - Violência Sexual na Paisagem Mediática Portuguesa. É desde Fevereiro de 2017 Professor Assistente Convidado na Universidade de Coimbra. É doutorando em Ciência Política no ISCTE-IUL, tem Mestrado em African Peace and Conflict Studies da Universidade de Bradford no Reino Unido e é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra. As suas áreas de especialidade incluem relações internacionais; teoria crítica; ciência política; estudos da paz e da segurança e partilhas de poder. Os seus atuais interesses de investigação centram-se em torno de temáticas sobre discursos, semiótica e representações políticas; internet e transformação social; e estudos de género com enfoque em masculinidades.

Carla Martins | Doutorada em Ciências da Comunicação – Especialidade em Media e Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É licenciada e mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras de Coimbra. Investigadora integrada do Instituto de Comunicação da NOVA (IC Nova), onde desenvolve atualmente pesquisa focada em populismo e media. Uma das suas principais áreas de investigação é a regulação da comunicação social, em conexão com a sua área profissional. Integra desde 2006 o quadro técnico da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), onde coordena, desde 2019, a Unidade da Transparência dos Media. Recentemente coordenou os estudos Regime da Transparência dos Media: Prática Regulatória (2016-2021) (julho de 2022) e A Rádio em Portugal. Uma década de intervenção regulatória (junho de 2022). Co-autora de Política no Feminino (2016) e autora de Mulheres, Liderança Política e Media (2015) e O Espaço Público em Hannah Arendt (2005).

Daniel Cardoso | Doutorado em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desenvolveu a sua tese de Mestrado na mesma área, com especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, na mesma instituição, sobre o tema Poliamor. Colabora com o Projecto EU Kids Online desde 2007, tendo a seu cargo o desenho e manutenção do website da equipa portuguesa, bem como outras actividades de assistente de investigação. Participou num projecto financiado pela FCT de análise aos media sobre participação feminina na esfera pública online, bem como num projecto sobre a representação da mulher nas revistas masculinas e femininas em Portugal. Lecciona na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Licenciado também em Ciências da Comunicação na FCSH - UNL.

Elisa Mingo | Professora da Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid na qual integra o Departamento de Sociologia: Metodologia e Teoria, Elisa Mingo faz parte do Grupo de investigación de la cibercultura y los movimientos sociales e é também membro do grupo de investigação em Psicología Social: Desigualdades, Género Y Violencia. Doutorada pela Universidade de Deusto com a tese "Ondas de paz el ativismo mediático de las mujeres periodistas contra la violencia sexual en el Congo contemporáneo", Mingo tem vindo a desenvolver o seu trabalho de investigação no âmbito dos media digitais, violência de género, ativismo e manosfera, procurando analisar as interseções entre estes conceitos.

Inês Amaral | Professora Associada da Secção de Comunicação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação (DFCI) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É subdiretora do DFCI e coordenadora da Secção de Comunicação. Doutorada em Ciências da Comunicação (especialidade em Media Interativos) pela Universidade do Minho. É investigadora integrada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Linha A Europa e o Sul Global: Patrimónios e Diálogos). É membro da equipa de investigação do Observatório Masculinidades.pt. Integra a Comissão de Ética do CES e o Conselho de Redação da Revista Crítica de Ciências Sociais. É investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. É membro do Conselho Consultivo do GILM. Tem desenvolvido investigação sobre sociabilidades nas redes sociais digitais, participação e media sociais, estudos feministas dos media, masculinidades, género e media, literacia mediática e digital, tecnologias e envelhecimento ativo, audiências e consumos mediáticos na era digital, e desinformação. É investigadora responsável do projeto "MyGender - Práticas mediadas de jovens adultos: promover justiça de género nas e através de aplicações móveis" (PTDC/COM-CSS/5947/2020), e investigadora corresponsável do projeto "MediaTrust.Lab - Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas" (PTDC/COM-JOR/3866/2020). Atualmente, integra ainda as equipas dos projetos "YouNDigital - Jovens, Notícias e Cidadania Digital" (PTDC/COM-OUT/0243/2021) e "UnCoveR - Violência sexual nas paisagens mediáticas portuguesas" (2022.03964.PTDC).

João Miranda | Professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares - CEIS20. É doutorado (2019) em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra. As suas principais áreas de investigação prendem-se com temas como a responsabilidade e transparência dos média, a autorregulação do jornalismo, as condições e práticas de trabalho dos jornalistas e o ecossistema do podcast. Miranda esteve envolvido no projeto de investigação “Gender in Hate Pandemics: Social Media: Covid 19 and Women Journalists” e é atualmente membro da equipa do projeto “MediaTrust.Lab - Local Media Lab for Civic Trust and Literacy”. É também membro da ECREA (European Communication Research and Education Association), da RIEJ (Rede Interuniversitária de Estudos sobre Jornalistas) e da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), onde exerce funções de coordenador do grupo de trabalho Jornalismo e Sociedade desde 2022. Atualmente, João Miranda é editor da Mediapolis - Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público.

Júlia Garraio | Investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde integra a linha temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos. Desenvolve o projeto Dis/entangling Rape - Sexual Violence in Portuguese literature and cinema in the 21st century (2023-2028), no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) da FCT. É Co-PI do projeto FCT UnCoveR - Sexual Violence in Portuguese Mediascape (2023-2025). Faz parte do Conselho Editorial da revista European Journal of Women's Studies, onde é responsável pela secção das recensões. Fez parte da equipa de vários projetos nas áreas dos Estudos de Memória, Estudos de Género, Media, Literatura e Estudos Culturais. Foi investigadora contratada pelos projetos DeCodeM - (De)Coding Masculinities: Towards an enhanced understanding of media's role in shaping perceptions of masculinities in Portugal e DeOthering - Deconstructing Risk and Otherness: hegemonic scripts and counter-narratives on migrants/refugees and 'internal Others' in Portuguese and European mediascapes.

Luís Lomenha | Com formação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Luís Lomenha iniciou sua experiência audiovisual na longa-metragem “Cidade de Deus” de Katia Lund e Fernando Meirelles no ano de 2002. Desde então tem produzido e dirigido diversos filmes, curtas e longas-metragens (maioritariamente documentários), não só no Brasil como coproduções internacionais premiadas. Co-fundador da ONG ‘Cinema Nosso’, reconhecida internacionalmente, Lomenha é também diretor da produtora Jabuti Studio e, atualmente, o seu nome conheceu particular reconhecimento com a minissérie da Netflix “Os Quatro da Candelária”.

Rita Basílio de Simões | Professora Auxiliar de Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora integrada do Centro de Estudos Sociais. Doutorada em Ciências da Comunicação, a sua investigação cruza os estudos feministas e de género, a sociabilidade digital, as representações mediáticas da violência, os estudos críticos da internet, o jornalismo e a regulação dos média. Atualmente, coordena o Grupo de Trabalho de Género e Sexualidades da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e lidera a participação de Portugal na rede internacional Global Media Monitoring Project. Fora da academia, integra o Comité de Peritos do Conselho da Europa sobre violência contra mulheres e raparigas facilitada pela tecnologia.

Sofia José Santos | Professora Auxiliar de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde coordena o projeto UNCOVER como Investigadora Principal, e onde tem desenvolvido, desde 2008, investigação sobre media, paz e violências, media e política externa; internet e tecnopolítica; e media e masculinidades. Dentro do CES, é também co-editora do Alice News. Para além de publicações, conferências e projetos de investigação nacionais e internacionais, destaca-se também no seu percurso o seu trabalho de co-coordenação e co-edição do Boletim P@x do Grupo de Estudos para a Paz do NHUMEP, o seu envolvimento com movimentos sociais (e.g. Academia Cidadã; Cidadãos por Coimbra) e redes internacionais (e.g. EDEN, Orecomm, MenCare, MenEngage) bem como trabalhos que desenvolveu para think tanks, fundações e agências de desenvolvimento internacionais, como o NOREF, a UKAid, a Palladium e o Promundo-US. Os seus actuais interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com media, relações internacionais, paz e violências; media e masculinidades; estudos críticos da internet.

Teresa Toldy | Doutorada em Teologia (área da Teologia Feminista) pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen (Frankfurt/Alemanha), Mestre em Teologia (ramo de Teologia Sistemática) pela Universidade Católica Portuguesa e Licenciada na mesma área pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-doutorada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Toldy é investigadora do CES, onde coordena o POLICREDOS. Docente nas áreas da Ética, dos Estudos de Género e da Cidadania na Universidade Fernando Pessoa (Porto), assume ainda o cargo de vice-Presidente da Comissão de Ética da mesma instituição. Presidente da Associação Portuguesa de Teologias Feministas e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, entre 2009 e 2014, os seus domínios de Especialização são a Religião, os Estudos feministas e a Cidadania.

Sílvio Santos | Doutorado em Ciências da Comunicação e é atualmente Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde leciona sobretudo rádio, multimédia e jornalismo. Tem desenvolvido investigação acerca dos media de serviço público e dos media participativos e comunitários. A sua área de especialização é a rádio e, nesse âmbito, debruça-se particularmente sobre a história da rádio e sobre a rádio e a internet. Atualmente, faz parte de projetos como o “MyGender - Mediated young adults practices: advancing gender justice in and across mobile apps” e “MediaTrust.Lab - Local Media Lab for Civic Trust and Literacy” (entre outros). Em 2015 foi o coordenador do RadioActive Portugal, um projeto de natureza participativa que consiste numa rádio online voltada para o desenvolvimento social em comunidades em risco. Antes de se dedicar integralmente à universidade, foi realizador da RDP, onde produziu para os canais Antena 1, Antena 2 e RDP Internacional.