ECOSOC - Oficina de Ecologia e Sociedade
Seminário
Utopias e Distopias
26 de fevereiro de 2026, 14h00-16h00
Sala 2, CES | Alta
A quarta e última sessão deste ciclo do Grupo de Leitura será dedicada à díade utopia–distopia e à sua multidimensionalidade. Os imaginários utópicos e distópicos surgem frequentemente em tensão e numa relação dicotómica, mas podem também manifestar-se de forma difusa ou integrar um contínuo de possibilidades. Poder-se-á, talvez, afirmar que a edificação da utopia reclama a compreensão da distopia, e vice-versa. É a partir desta relação plástica que as ideias de utopia e distopia são recorrentemente incorporadas em conceções particulares da história, da memória e da contemporaneidade. Torna-se, assim, inevitável que a nossa proposta de leitura se inscreva também no tempo presente em que as utopias parecem cada vez mais distantes e cenários outrora considerados distópicos se confundem com a realidade.
Esta sessão propõe-se refletir sobre a utopia e a distopia enquanto eixos produtores de significado e sugere-se a leitura prévia do livro Os Despossuídos, de Ursula Le Guin. Esta obra tem sido frequentemente descrita como uma alegoria do século XX e do confronto entre utopias e distopias que atravessaram as décadas de 1970 e 1980. A leitura de uma obra de ficção como esta, que dialoga com o passado, quando observada à luz dos desafios distópicos do presente, poderá abrir caminhos inesperados para a sua reinterpretação.
Para discussão: Os Despossuídos, Uma Utopia Ambígua (1974), Ursula K. Le Guin
Sessão proposta por: Ananda Carvalho e Joana Sousa
Atividade no âmbito do projeto de investigação ECO - Animais e Plantas em Produções Culturais sobre a Bacia Amazónica (ERC Consolidator Grant nº 101002359) e do grupo de trabalho ECOSOC/CES - Oficina de Ecologia e Sociedade

