iCOAST
Ecossistemas de inovação para a resiliência climática em comunidades costeiras com risco elevado

Período
25 de julho de 2025 a 23 de julho de 2028
Duração
36 meses
Resumo

O projeto iCOAST foi concebido como resposta integrada aos impactos territoriais, socioeconómicos e ecológicos decorrentes da intensificação dos processos erosivos costeiros, resultantes da conjugação entre pressões antropogénicas e variabilidade climática, em contexto de mudança global. O laboratório territorial do projeto situa-se no troço costeiro Cova-Gala - Leirosa (distrito de Coimbra), uma zona de baixa altitude, altamente exposta à ação energética do mar e a alterações induzidas pela intervenção humana na dinâmica sedimentar e fluvial da região.
Com base em evidência científica consolidada, o iCOAST propõe a implementação de um Living Lab para a Resiliência Costeira (CR-LL) como um ecossistema de inovação territorial. Este laboratório vivo promoverá a articulação entre cidadãos, investigadores, empresas e entidades públicas num processo colaborativo orientado para a co-criação, prototipagem e escalonamento de soluções baseadas na comunidade, focadas na gestão integrada dos riscos costeiros e nos seus impactos socioecológicos multidimensionais.
O CR-LL será implementado com base em dois eixos fundamentais: (i) a monitorização, modelação e projeção dos riscos associados à erosão costeira e à inundação, e (ii) a identificação das necessidades prioritárias das comunidades locais, bem como dos fatores comportamentais e estruturais que condicionam a adoção de estratégias de adaptação.
Recorrendo a uma abordagem metodológica mista, que combina metodologias qualitativas e quantitativas, o iCOAST visa produzir conhecimento aplicado e orientado para a ação, com o objetivo de informar estratégias de adaptação local e sustentar a formulação de políticas públicas baseadas em evidência. O projeto prevê, adicionalmente, o desenvolvimento de um programa de incubação de soluções inovadoras, bem como o desenvolvimento de estratégias que viabilizem o desenvolvimento de estratégias para o escalonamento e adaptação das soluções inovadoras a outros contextos costeiros. Está ainda prevista a elaboração de recomendações políticas integradas, fundamentadas em evidência empírica e nos processos participativos de co-criação implementados ao longo do projeto.

Resultados

Através da implementação do Living Lab para a Resiliência Costeira (CR-LL), o iCOAST visa promover o desenvolvimento de competências e capacidades que permitam aos cidadãos: (1) envolver-se ativamente na compreensão e resposta aos riscos costeiros; (2) fortalecer práticas de cidadania ambiental; (3) aumentar os níveis de participação pública nos processos de gestão do risco costeiro; (4) contribuir para o desenvolvimento de comunidades mais resilientes face a processos erosivos e eventos extremos; e (5) fomentar o alinhamento das comunidades com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, bem como com outras políticas, diretivas e estratégias internacionais, como a Política Marítima Integrada da União Europeia, a Diretiva-Quadro Estratégia Marinha e a Diretiva de Ordenamento do Espaço Marinho.

Parceiros

Centro de Estudos Sociais (CES)
Universidade de Coimbra (UC)
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)

Palavras-Chave
risco costeiro, gestão integrada do risco, laboratório vivo, resiliência comunitária
Financiamento
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Portugal 2030