Francisco Xavier Pedro
Nota biográfica
Formação Académica Doutoramento em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho (2025). Título da tese: Managing Digital Transformation in Higher Education: Insights, Impact and Experiences. Doutoramento em Educação, com enfoque em Cloud-Based Learning Environments, pela Universidade de Passo Fundo, Brasil, concluído em 2024. Doutorando em Economia (Economia Política) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial (ISCTE Executive Education) e o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL). Início em 2021, com conclusão prevista para 2025. Mestre em Gestão Pública e Desenvolvimento Local pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, concluído em 28/01/2019. Mestre em Ciências Jurídico-Económicas pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, concluído em 09/09/2017. Pós-graduado em Transformação Digital: Estratégias de Plataforma para o Sucesso pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), concluído em 20/12/2020. Pós-graduado em Programa de Alta Direção de Empresas pela AESE Business School de Lisboa em 2008. Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Angola, concluído em 09/09/2008. Licenciado em Filosofia, concluído em 14/09/1993 pelo Seminário Maior de Luanda. Laureado em Teologia pela Universidade Lateranense de Roma, Itália, concluído em 15/09/1997. Experiência Profissional: Professor Auxiliar pela Universidade Agostinho Neto. Presidente da Unidade Orgânica pela Empresa Nacional de Computadores e Sistemas de Informação - Meu Kamba SA. Produção Científica e Académica: Autor de quatro capítulos de livros. Organizador de três eventos académicos. Participação em 23 eventos científicos e académicos. Recebeu cinco prémios e distinções. Participou como investigador em um projeto. Áreas de Atuação: Ciências Sociais com ênfase em Economia, Gestão, Marketing e Estratégia, e Transformação Digital no Ensino. Principais Temas de Produção Científica: Marketing e Estratégia Economia Política Africana Educação Transformação Digital no Ensino Superior
Últimas Publicações
Capítulo em Livro
Pedro, Francisco Xavier; Wacussanga, Jacinto Pio (2023), Forgotten Regions and pastoral minorities - the Southwest Angolan case, in Routledge (org.), Regional Development and Forgotten Spaces. UK: Routledge, 52-71
Ler maisCapítulo em Livro
Pedro, Francisco Xavier; Rodrigues, Ricardo Gouveia (2022), The Impact of Business Sophistication on Marketing Knowledge, in Nadda, Vipin; Tyagi, Pankaj; Singh, Malini; Tyagi, Priyanka (org.), Disruptive Innovation and Emerging Technologies for Business Excellence in the Service Sector. UK: IGI Global, 130-163
Ler maisCapítulo em Livro
Pedro, Francisco Xavier; Teixeira, Adriano Canabarro (2021), The Impact of Accelerated Digital Transformation on Educational Institutions, in Loureiro, Sandra Maria Correia; Guerreiro, João (org.), Advances in Educational Technologies and Instructional Design. Handbook of Research on Developing a Post-Pandemic Paradigm for Virtual Technologies in Higher Education. UK: IGI Global, 1-26
Ler mais