Paulo Varela Gomes


O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra lamenta profundamente a morte de Paulo Varela Gomes, crítico, professor universitário, historiador de arte e arquitetura e antigo investigador deste centro de investigação.

Paulo Varela Gomes foi um dos mais significativos escritores e historiadores de arte portugueses da atualidade, com realce para o seu extraordinário trabalho no campo da Arquitetura, não só enquanto historiador, mas igualmente como crítico e divulgador.

A obra profundamente original que realizou, relacionada, nomeadamente, com a sua relação com o Oriente, em especial com Goa, onde trabalhou durante vários anos, viria a revelar-se seminal em muitos aspetos, constituindo uma fonte de inspiração para muita da investigação desenvolvida no âmbito do CES. O legado intelectual que deixa tem um valor inestimável e irá continuar a marcar o universo da historiografia portuguesa.

Com a morte de Paulo Varela Gomes, perdemos um colega de enorme inteligência, infinita generosidade e permanente disponibilidade para uma procura do conhecimento alheia a todas as ortodoxias. O exemplo de uma vida marcada pelo humanismo radical que definiu também todo um percurso de luta determinada enquanto ativista político permanecerá.