Capítulos em Livros
Silva, Marcos (2022), Educação das Relações Étnico-raciais em Licenciaturas de Ciências Sociais: expansão e interiorização de universidades federais, in Edna Martins (org.), Raça e Etnia na Pesquisa em Educação. São Paulo: Triunfal, 185-216- ISBN 978-65-87312-36-1
Silva, Marcos (2022), Universidades, currículos e relações étnico-raciais: aproximações, avanços e desafios de duas Universidades Públicas Latino-Americanas, in Fabiane Freire França, Valdete dos Santos Coqueiro, Wilma dos Santos Coqueiro - (org.), Entre afro-[r]existências: (re)construindo conceitos e histórias. Curitiba: Editorial Casa, 160-173
Silva, Marcos (2021), A Educação das relações étnico-raciais e o currículo universitário: questões e temáticas, in Ângela Cristina Alves Albino et al.(2021).ISBN 978-85-7591-599-8 (org.), POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS (TRANS)BORDAMENTOS, DESAFIOS E RESSIGNIFICAÇÕES. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021., 185-198
Silva, Marcos; Monteiro, Ana Júlia França (2021), Lutas antirracistas, movimento negro e Educação: Narrativas da História, in Amilcar A. Pereira, Fernanda N. Crespo, Jessika Rezende Souza da Silva e Thayara C. S. de Lima (org.), História oral e educação antirracista: Narrativas, estratégias e potencialidades. São Paulo, Brasil: Letra e Voz, 61-82
Silva, Marcos (2021), O campo da Psicologia e as relações étnico-raciais na produção do conhecimento, in Maria de Lourdes Dutra; Conrado Neves Sathler [Orgs.] (org.), Psicologia, Direitos Humanos e Políticas Públicas: ética e intervenções. São Carlos: Pedro & João Editores, 23-38 ISBN: 978-65-5869-557-8 [Impresso] 978-65-5
Silva, Marcos (2021), PRODUÇÃO DE (RE) CONHECIMENTO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA UNIVERSIDADE, in Rosangela Patriota, Rodrigo de Freitas Costa, Sérgio Ribeiro Santos (organizadores) (org.), Democracia, Cultura e Conflitos no Mundo Contemporâneo. São Paulo- Brasil: Verona, 199-227
Silva, Marcos (2020), Juventude negra: acolher, fortalecer e (re)existir, in Bader B. Sawaia, Renan Albuquerque, Flávia R. Busarello e Gláucia T. Purin (orgs.) (org.), Afeto & violência: lugares de servidão e resistência. Brasil: Alexa Cultural: Embu das Artes/SP, EDUA: Ma, 89-108
Silva, Marcos (2020), Políticas públicas educacionais no Brasil: história e cultura afro-brasileira e indígena, in Centro de Desarrollo Étnico (CEDET)/Coord. Lilia Mayorga Balcazar (org.), Los Afrodescendientes en las Américas : 200 años de vida republicana, ciudadanías incompletas. Lima, Peru. ISBN 978-61246959-9-5: Centro de Desarrollo Étnico(CEDET), 101-114
Silva, Marcos; Azevedo, Cleomar (2018), Direitos Humanos e educação da população negra no Brasil, in Elione Maria Nogueira Diógenes;Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo (org.), Educação em direitos humanos : paz, democracia e justiça social. Marília, Sp: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 51-68
Silva, Marcos (2015), Aqui ou além mar: Fúlvia Rosemberg, pelos direitos das crianças e dos negros, in Amélia Artes, Sandra Unbehaum (org.), Escritos de Fúlvia Rosemberg. São Paulo: Cortez Editora, 60-80