Giuseppina Raggi
Nota biográfica
Giuseppina Raggi, historiadora da arte de origem italiana é doutorada em História - Vertente História da Arte (2005) pelas Universidades de Lisboa (Portugal) e de Bolonha (Itália) sobre a pintura de quadratura no espaço atlântico (séculos XVII-XVIII). É investigadora permanente do CES e integra a Linha Temática «Europa e o Sul global: patrimónios e diálogos». Está a desenvolver o projeto individual «Early-modern art and architecture. Atlantic slave trade and cross-cultural dynamics. The case of African Portugal between heritage and politics of recognition» (2019-2025), avaliado com o primeiro lugar da sua categoria no concurso CEEIND 2017 pela FCT. É membro, também, do grupo de pesquisa do projeto internacional «Cultura escenográfica en el contexto hispánico de la Edad Moderna: Un enfoque holístico», coordenado por Concepción Lopezosa Aparicio, Carmen González-Román (2021-2025), Proyecto i+D+i del Ministerio de Ciencia e Innovación (España) Ref. PID2020-117415GB-100. Em 2019-2020 co-coordenou o projeto «1719-2019. Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal» financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e, entre 2018 e 2021, integrou a equipa do WP4 do projeto europeu «ECHOES European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities» (H2020). As suas investigações focam-se, principalmente, nas artes e na arquitetura do século XVIII, destacando em particular a interligação entre arquitetura, cenografia e música; o mecenato artístico das comunidades africanas e afrodescendentes em Portugal e no espaço atlantico; o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal; o plano urbanístico do arquiteto Filippo Juvarra para Lisboa. Como instrumento de disseminação do conhecimento científico privilegia a criação de vídeos e docufilms, ocupando-se dos conteúdos científicos em colaboração com argumentistas e realizadores.
Últimas Publicações
Capítulo em Livro
Raggi, Giuseppina (2024), The Church of Our Lady of the Rosary of Black People in Salvador (Brazil), and The Enslaved Painter António Telles at Olinda, in Stephen J. Campbell; Stephanie Porras (org.), The Routledge Companion to Global Renaissance Art. London: Routledge, 624-639
Ler maisCapítulo em Livro
Raggi, Giuseppina; Degortes, Michela (2024), A coleção de pinturas da Academia das Ciências de Lisboa: História, proveniência e dispersão, in Maria João Neto, Marize Malta (org.), Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos Seculos XIX e XX. Proveniências. Histórias da propriedade das obras de arte. Lisboa: Caleidoscópio, 155-169
Artigo em Revista Científica
Raggi, Giuseppina (2024), "Churches, Grand Retables, and Ceiling Paintings in Portugal during the 16th and 17thCenturies", Oxford Research Encyclopedia of Religion, 1 - 62
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