Giuseppina Raggi
Nota biográfica
Doutorada em História da Arte pela Universidade de Lisboa (Portugal) e pela Università degli Studi di Bologna (Itália) em 2005, especializou-se na pintura mural de quadratura (arquiteturas pintadas em perspetiva) em Itália e no espaço atlântico durante o império português nos séculos XVI-XVIII. Anteriormente diplomada em flauta e docente de História da Música, focou as suas pesquisas no cruzamento entre quadratura, cenografia, música e arquitetura e entre Europa e espaço global, em particular no século XVIII. Investigadora associada do CES, integra a Linha Temática «Europa e o Sul global: patrimónios e diálogos». Atualmente está a desenvolver projetos individuais e coletivos, entre os quais «Early-modern art and architecture. Atlantic slave trade and cross-cultural dynamics. The case of African Portugal between heritage and politics of recognition» (2019-2025) [CEECIND 2017] e ««Cultura escenográfica en el contexto hispánico de la Edad Moderna: Un enfoque holístico» (2021-2025) [Proyecto i+D+i del Ministerio de Ciencia e Innovación (España)]. Recentemente ganhou como Investigador Responsável [IR] o Projeto Exploratório da FCT «Making Portugal» que entrecruza arquitetura, artes visuais e performativas durante a época moderna em Portugal (2025-2026). Entre 2019-2020 co-coordenou o projeto coletivo «1719-2019. Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal» financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Entre as numerosas publicações destacam-se a monografia O projeto de D. João V. Lisboa ocidental, Mafra e o urbanismo cenográfico de Filippo Juvarra, Lisboa, Caleidoscópio, 2021; a coedição do livro Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dell'opera in Portugallo, Roma, Artemide, 2021; a coedição do livro Theater spaces for Music in 18th century Europe, Viena, Hollitzer, 2020; o artigo "Trasformare la cultura di corte: La regina Maria Anna d'Asburgo e l'introduzione dell'opera italiana in Portogallo", RMP-Revista Portuguesa de Musicologia, 5/1, 2018, 18-38 e o recente capítulo "The church of Our Lady of the Rosary of Black People in Salvador (Brazil), and the enslaved painter António Telles at Olinda", in Stephen John Campbell, Stephanie Porras (eds.), The Routledge Companion to the Global Renaissance, New York: Routledge, 2024, 624-639. A interdisciplinariedade da sua abordagem destaca, em particular, o papel invisibilizado das mulheres como mecenas e agentes no campo da arquitetura, da música e do teatro; o mecenato ignorado das comunidades africanas e afrodescendentes em Portugal nos campos das artes e da arquitetura; a releitura das artes, da música e da arquitetura durante o reinado de D. João V, propondo uma nova visão crítica sobre os projetos urbanísticos, arquitetónicos e teatrais, profundamente ligados à ópera italiana, desenvolvidos por Filippo Juvarra; a circulação de artistas, músicos e arquitetos em Europa e os intercâmbios globais nas geografias do império português durante a época moderna.
Agenda
11 de março de 2025, 15h30
Projetos
MAKING PORTUGAL
Últimas Publicações
Capítulo em Livro
Raggi, Giuseppina (2024), The Church of Our Lady of the Rosary of Black People in Salvador (Brazil), and The Enslaved Painter António Telles at Olinda, in Stephen J. Campbell; Stephanie Porras (org.), The Routledge Companion to Global Renaissance Art. London: Routledge, 624-639
Ler maisCapítulo em Livro
Raggi, Giuseppina; Degortes, Michela (2024), A coleção de pinturas da Academia das Ciências de Lisboa: História, proveniência e dispersão, in Maria João Neto, Marize Malta (org.), Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos Seculos XIX e XX. Proveniências. Histórias da propriedade das obras de arte. Lisboa: Caleidoscópio, 155-169
Artigo em Revista Científica
Raggi, Giuseppina (2024), "Churches, Grand Retables, and Ceiling Paintings in Portugal during the 16th and 17thCenturies", Oxford Research Encyclopedia of Religion, 1 - 62
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