Teses Defendidas

Wars We Did Not Fight: The Embodiment of Everyday Peace by the Former Yugoslavia's Post-War Generation

João Victor Pinto Dutra

Data de Defesa
21 de Fevereiro de 2025
Programa de Doutoramento
International Politics and Conflict Resolution
Orientação
Paula Duarte Lopes
Resumo
Esta tese busca trazer à luz uma dimensão frequentemente esquecida nas Relações Internacionais, as formas de incorporação de narrativas, discursos e práticas sobre a paz e a violência. Neste sentido, o corpo e os processos corpóreos podem ser centrais para a compreensão destes fenómenos. Para tal, utilizamos como objeto de estudo os jovens nascidos no pós-guerra na Bósnia-Herzegovina, Croácia, Kosovo e Sérvia. Esta geração não presenciou nem atuou durante os conflitos violentos da década de 1990. Contudo, são até hoje constantemente confrontados com a memória coletiva e pessoais de familiares, discursos políticos e demais narrativas muitas vezes conflitantes e mutuamente exclusivas que continuam a impactar as suas vidas.
Em primeiro lugar, analisamos diferentes documentos sobre a relação entre a paz e a juventude nestes países, de modo que uma análise de conteúdo produzisse um dicionário de temas e códigos. Este dicionário ajudou-nos a compreender as diferentes conceções e ideias relacionadas a estes termos. Em segundo lugar, utilizamos a técnica de storytelling para convidar jovens a contribuir com relatos de experiências pessoais vividas em que pudessem relacionar o âmbito individual e dos contextos políticos de seus países.
A análise destes dados recolhidos aponta para a construção de jovens como os atores inerentemente ligados aos valores da paz, mas que, na prática, acabam por ser alijados da decisão política e sofrem, por ela, consequências quer na vida pessoal e profissional. Estas trajetórias impactam a mediação nos modos de agir e pensar as sociedades, pela maneira como constituem a própria identidade e incorporam as diferentes histórias e perspetivas de uma vida pós-conflitualidade violenta. Em suma, a paz também é uma experiência incorporada embebida em contextos sociais, culturais e individuais.

Palavras-chave: peacebuilding, juventude, experiências incorporadas, ex-Jugoslávia