CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação
CC.Edu coordena projecto financiado pelo Fundo Social Europeu/Portugal Inovação Social
Dezembro 2024
A 1 de Setembro de 2024, o Centro de Estudos Sociais (CES) deu início ao projecto ATHENE: Ciência Cidadã como metodologia para o desenvolvimento de competências em crianças e jovens. Este projecto de investigação-acção, com a duração de três anos, tem como principal objectivo a criação de uma ferramenta metodológica inovadora, concebida para ser aplicada diretamente em contextos de sala de aula.
No âmbito das actividades do Grupo de Trabalho Ciência Cidadã e Educação (CC.Edu), a iniciativa promove a colaboração entre estudantes, professores/as e investigadoras/es, utilizando os princípios da ciência social cidadã envolvida como base para a aprendizagem e o desenvolvimento de competências. A ferramenta metodológica será disponibilizada numa plataforma digital de acesso aberto e incluirá módulos de aprendizagem autónoma, recursos de apoio, ações de formação e portfólios eletrónicos.
Destacando-se como uma iniciativa de inovação pedagógica, a ferramenta desenvolvida no âmbito do ATHENE incentiva a participação activa de crianças e jovens, colocando-os no centro do processo educativo e reforçando a sua autonomia e papel de liderança na aprendizagem. Em linha com várias iniciativas nacionais e internacionais na vanguarda da educação, a ferramenta segue os princípios orientadores do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), promovendo uma educação inclusiva e integrada que privilegia o desenvolvimento de competências transversais e essenciais para enfrentar os desafios do futuro.
O projecto ATHENE destaca as competências, conhecimentos e experiências individuais das crianças e jovens, valorizando-os como elementos centrais do processo de ensino-aprendizagem. Além de promover a reflexão crítica sobre a aprendizagem adquirida, o projecto permite às/aos participantes tornarem-se agentes activos das suas próprias trajectórias educativas e mentores de outros jovens. Ao mesmo tempo, promove competências fundamentais para os seus percursos educativas e profissionais, tais como iniciativa, autonomia e criatividade.
O projecto é coordenado pelo CES, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e é financiado pelo programa Portugal2030-CENTRO2030-Portugal. Conta ainda com sete co-investidores sociais: Fundação «la Caixa»/Banco BPI, União das Freguesias de Coimbra, Câmara Municipal de Cantanhede, Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Câmara Municipal de Mortágua, Fundação Bissaya Barreto e empresa Combo Lda.
O ATHENE conta ainda com o apoio da Direcção Geral da Educação, da Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, da Universidade de Coimbra, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Instituto de Apoio à Criança, da Fundação da Juventude, do Observatório para as Políticas de Educação e Formação do CES, da Infraestrutura Europeia de Investigação OPERAS e do Laboratório Colaborativo Pro-Child.
A equipa do CES começou a trabalhar com várias turmas das escolas parceiras, dando continuidade às acções preparatórias que envolveram reuniões com os directores escolares, professores/as e representantes dos municípios parceiros. Em Coimbra, as atividades decorrem no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro e no Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel; em Cantanhede, no Agrupamento de Escolas Gândara Mar-Tocha; em Mortágua, no Agrupamento de Escolas de Mortágua; e em Pampilhosa da Serra, no Agrupamento de Escolas da Escalada. Estas parcerias abrangem turmas do 1.º ciclo ao ensino secundário e profissional, reforçando o compromisso do projecto com a inovação pedagógica e a transformação dos processos de ensino e aprendizagem.
ATHENE é coordenado por Cláudia Pato de Carvalho e Rita Campos. A equipa inclui ainda as/os investigadoras/es Catarina Leitão, Mónica Lopes, Ana Maria Seixas, Fernando Fontes, Miguel Cardina, Rosa Monteiro e Sofia Gonçalves.


