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Epistemologias afrocentradas: Experiências de Pesquisa Brasil-Portugal

14 de outubro de 2024, 15h00

Sala 1, CES | Alta

Notas biográficas

Francilene Brito da Silva. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí (2001); Especialização em Teoria do Conhecimento pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (2004); Especialização em História da Arte e da Arquitetura pelo Instituto Camillo Filho (2006) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2011). Foi professora de Arte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina Central. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí do Departamento de Música e Artes Visuais. Tem experiência na área da Educação, das Artes Visuais e da Afrodescendência, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da arte, educação, afrodescendência e decolonialidade em cotidianos e suas diversidades. Desenvolvendo o método de estudo em arte e pesquisa chamado ORALIMAGENS.

Henrique Cunha Júnior. Doutor pelo Instituto Politécnico de Lorraine - Nancy - França (1983). Mestre em História (DEA) Faculdade de Letras de Nancy- França (1981). Pós-doutoramento em Engenharia - Universidade Técnica de Berlin - Bolsista DAAD - do governo Alemão (1985). Livre Docente da Universidade de São Paulo (Título de Pós-doutoramento com tese e concurso público) (1993). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. (1994). Professor da Universidade de São Paulo (1984- 1994). Pesquisador Sênior e Chefe de Departamento - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT (1987- 1995). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (1994- 2020). Professor Visitante da Universidade Federal da Bahia (2020). Leciona as disciplinas de graduação e Pós-graduação de: História dos Afrodescendentes; Urbanismo Africano; Bairros negros; Ciência tecnologia e Sociedade; Planejamento Energético. Pesquisa urbanismo Africano; Bairros negros. Educação da população negra. Tecnologias Africanas na Formação do Brasil. Orientou 30 teses de doutoramento e 50 mestrados. Trabalha com a teoria da Complexidade Sistêmica e a Transdisciplinaridade. Cursou Especialização em Cidades (2016). Tem Curso Técnico da Acupuntura na Mãos - (2016). Cursou Especialização em Projeto Arquitetônico Contemporâneo: Teoria e Pratica (Universidade Federal do Ceará - 2019 a 2022). Especialização em Paisagismo e Iluminação (UNYLEA- 2023-2024). Orientou 31 Teses de doutoramento nas áreas de Engenharia, Educação. Arquitetura e Urbanismo. Autor de Tear Africano - Contos - Autor de Espaço Público, Urbanismo e Bairros Negros - Editora Appris- (2020).

Jessica Bruno https://ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/doutorandas-os/jessica-bruno

Kácio dos Santos Silva. Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (nota 5 CAPES) onde investiga corpo e relações étnico-raciais para uma educação antirracista. Atualmente está cursando doutoramento sanduíche, através da Capes, no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra - CES/UC, Portugal. É integrante do núcleo de pesquisa Roda Griô-Geafro - UFPI que investiga gênero, educação e afrodescendência. Docente do quadro efetivo da Universidade Estadual do Piauí - UESPI no curso de Licenciatura em Educação Física. Docente no Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA. Coordena projetos de extensão como: Congresso FORMA e o Torneio de Voleibol, ambos da UESPI; coordena o Núcleo de Dança UNIFSA e o Núcleo de Estudos Afro-indígenas - NUAFRI do UNIFSA, além de colaborar com o Congresso Internacional sobre Gênero, Educação e Afrodescendência - CONGEAFRO/Roda Griô - PPGED/UFPI. É especialista em Estudos Contemporâneos em Dança - UFBA e em Treinamento Físico Desportivo pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. É graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. É artista da dança, atuando como criador, diretor e intérprete em diversos espetáculos de dança. Ministrou diversos cursos, palestras e formações nas áreas de corpo relacionado a: afrodescendências, gênero, dança, esporte, ginástica e outras corporeidades.

Márcia Aparecida Souza. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEn da Universidade Federal Fluminense; Pesquisadora/ integrante do NEPECGIM - Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Espaço e Currículo de Geografia e Imagem e Multiculturalismo; Integrante do Projeto de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Saberes, Conflitos e Territórios da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, pela Universidade Federal Fluminense. E em Educação Infantil pela Universidade Castelo Branco. Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais e graduada em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES; associada à Associação Brasileira de Pesquisadoras (e) Negras (os)/ABPN; Professora da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Português, Inglês e Ensino Religioso. Também atua como pesquisadora na área de População negra e inserções urbanas. Avaliadora do periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia.

Marcos Silvahttps://ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es-em-pos-doutoramento/marcos-silva

Silvia Rodríguez Maeso, https://ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es/silvia-rodriguez-maeso