Projeto de Tese de Doutoramento

Road To Nowhere: Caminhos Paralelos e Histórias Fragmentadas na Arquitectura Portuguesa, 1948-1998

Orientação: Jorge Figueira

Programa de Doutoramento: CoimbraStudio - Programa de Doutoramento em Arquitetura

Financiamento: FCT

A investigação proposta diz respeito ao exercício da arquitectura em Portugal e aos discursos (directa ou indirectamente) historiográficos produzidos sobre o tema para o período entre o 1.º Congresso Nacional de Arquitectura, 1948, e a exposição "Arquitectura do século XX: Portugal", 1997/98.

Entende-se ser possível identificar, em várias abordagens a esse período, o uso recorrente da ideia de "percurso" como imagem narrativa. Problematiza-se essa imagem a partir do debate sobre a positividade das leituras históricas e da sua tradução local.

Propõe-se, enquanto hipótese, a reapreciação de obras e autores difíceis de enquadrar, como tal, numa genealogia longa. Consequentemente, lança-se um conjunto de casos de estudo - obras e autores - e, simultaneamente, uma estrutura interpretativa que os sinaliza tematicamente.

Sugere-se a leitura destes casos - face à ideia de percurso - como "desvios", porventura plurais e transitórios, que convidam a fragmentos ou hipóteses de histórias. Conclui-se demonstrando o enquadramento metodológico proposto a partir da noção de "petite-histoires".